Regulamento
1. Empresas Entidades com registro ativo no cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ) que tenham desenvolvido, no Brasil, novos produtos, processos produtivos ou serviços (ou uma combinação destes), ou ainda melhorias de produtos, processos produtivos ou serviços, capazes de gerar ganhos atuais ou esperados em produtividade ou competitividade nos mercados em que atuam. Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos inovadores pioneiros, bem como aqueles de melhorias de produtos, processos e serviços já existentes no mercado, desde que tenham como ponto focal a indústria química ou um de seus principais mercados.
2. Startups Organizações nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados, enquadradas como empresário individual, sociedades empresárias, sociedades cooperativas e sociedades simples com faturamento de até R$ 16 milhões por ano com tempo de exercício de até 10 anos e modelo de negócios sujeito ao Inova Simples, ou declaração, no ato constitutivo, de atuação como modelo de negócio inovador. Podem se inscrever startups que tenham desenvolvido, no Brasil, novos produtos, processos produtivos ou serviços (ou uma combinação destes) ou ainda melhorias de produtos, processos produtivos ou serviços, capazes de gerar ganhos atuais ou esperados em produtividade ou competitividade nos mercados em que atuam. Poderão concorrer ao Prêmio trabalhos inovadores pioneiros, bem como aqueles de melhorias de produtos, processos e serviços já existentes no mercado, desde que tenham como ponto focal a indústria química ou um de seus principais mercados.
3. Pesquisador Pesquisadores formalmente vinculados a universidades ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs) brasileiras, cujos projetos na área química tenham sido aplicados na indústria ou que tenham potencial de aplicação industrial. Observação: Cada projeto poderá concorrer em apenas uma categoria.
Inscrição
Sigilo
A ABIQUIM divulgará em sua plataforma o nome da empresa, startup ou pesquisador responsável, bem como o título do projeto submetido à avalição para o prêmio. O inteiro teor da descrição dos projetos será mantido em sigilo e eventualmente poderá ser divulgado mediante expressa autorização do responsável pela submissão da inscrição, caso o mesmo seja o vencedor da categoria em questão.
Desclassificação
1) É possível a inscrição de projetos desenvolvidos em parcerias com outros parceiros tecnológicos ou científicos. No entanto, no momento da submissão do formulário de inscrição deverá haver descrição clara sobre a atuação de cada agente envolvido no projeto, sob pena de desclassificação.
2) O projeto deverá ter sido desenvolvido no Brasil. Caso contrário, o projeto será desclassificado.
Comissão Julgadora
A Comissão julgadora será formada por profissionais com destacada participação no cenário da pesquisa e da inovação relacionadas à indústria química nacional. Sua composição será publicada nos canais de comunicação da ABIQUIM após o término das inscrições.
Como forma de garantir isenção ao processo, os componentes da banca julgadora se comprometerão a declarar a existência de eventual conflito de interesse, ocasião em que outro julgador avaliará o caso a fim de não prejudicar o resultado das avaliações.
Critérios de Avaliação dos Projetos
Critérios de avaliação para a categoria Empresa
- Grau de inovação
- Impacto potencial na competitividade e produtividade
- Contribuições ao desenvolvimento sustentável
- Aspectos de segurança industrial
Critérios de Avaliação para a categoria Startup
- Grau de inovação
- Impacto potencial na competitividade e produtividade
- Contribuições ao desenvolvimento sustentável Aspectos de segurança industrial
Critérios de avaliação para a categoria Pesquisador
- Grau de inovação
- Impacto potencial na competitividade e produtividade Contribuições ao desenvolvimento sustentável
Critérios de desempate
Todos os critérios possuem a mesma importância para o resultado final da premiação – cada um será avaliado entre zero e cinco pontos. No entanto, para projetos de uma mesma categoria cuja soma da pontuação resulte em empate, será considerado como critério de desempate a maior nota obtida, respectivamente, no critério:
Primeiro critério de desempate: Contribuições ao desenvolvimento sustentável;
Segundo critério de desempate: Grau de inovação;
Terceiro critério de desempate: Impacto potencial sobre a competitividade e produtividade;
Quarto critério de desempate: Aspectos de segurança industrial (*exceto para a categoria “Pesquisador”)
Permanecendo o empate após avaliação das notas em sequência dos critérios listados acima, prevalecerá o voto de qualidade que será obtido pela maioria absoluta dos membros da Comissão de Tecnologia da ABIQUIM, podendo seus votos serem coletados formalmente. O coordenador da referida Comissão encaminhará o resultado para área de Compliance da ABIQUIM para apuração.
Com a confirmação dos votos, a área de Compliance devolverá o resultado ao coordenador executivo da Comissão para a divulgação.
Divulgação dos inscritos
Após encerrado o período de inscrição, a ABIQUIM divulgará em seu site a relação de inscritos e o título do projeto submetido em cada uma das categorias.
Premiação
Os trabalhos vencedores serão divulgados no Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), com o reconhecimento de sua premiação por meio da entrega de um troféu alusivo ao projeto. Adicionalmente, a ABIQUIM enviará aos vencedores um certificado assinado pela Presidência-Executiva.
Apuração dos votos
A apuração dos votos será de responsabilidade da área jurídica e de Compliance da ABIQUIM, que enviará o resultado para o coordenador executivo da Comissão de Tecnologia.